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Curso de Vendas - Rio de Janeiro - Consultoria em Vendas

Pilar #2 para Vender Mais e Melhor: Aperfeiçoar o Processo de Vendas

Pilar #2 para Vender Mais e Melhor Aperfeiçoar o Processo de Vendas - Venda Mais

Desenvolva uma metodologia para fechar negócios mais eficientes

Para que você consiga alcançar resultados consistentes, é necessário possuir um processo de vendas estruturado. Se houver um passo a passo específico para o atingimento de determinada meta, é mais fácil desempenhar ações e otimizar o tempo.

O ganho em produtividade, portanto, é total. Aprenda como estruturar um processo completo de vendas hoje mesmo! Vender bem requer planejamento, estudo, treinamento e principalmente, prática!

Leia também: Pessoas, processo, técnicas e ferramentas – Os pilares do seu comercial

O Que é um Processo de Vendas e Qual a sua Importância?

O processo de vendas é o pilar importante de uma empresa. Ele caracteriza-se por ser um procedimento com etapas e estratégias bem definidas. Sem recursos financeiros o negócio está fadado ao fracasso. Por isso, é fundamental cuidar dessa área, contratando pessoas experientes ou treinando indivíduos de acordo com a necessidade.

Se você tem uma equipe de vendas, possuir um processo de vendas bem estruturado é essencial para evitar inconsistências nos resultados, falta de comunicação, metas confusas, entre outros problemas. Um padrão é necessário para a equipe ficar bem coesa, rumo a um objetivo comum.

Como Montar um Processo de Vendas?

Abaixo vamos mostrar, em uma lista simples, como você pode desenvolver seu processo de vendas. No começo você pode ter que ajustar algum detalhe, após o plano for posto em prática. Contudo, essa fase é normal, até que você encaixe uma metodologia adequada para a sua rotina e a da sua equipe.

1. Defina as etapas
2. Treine de forma didática a equipe
3. Monitore as ações de perto
4. Crie parâmetros de desempenho para medição
5. Ajuste

Defina o cliente ideal

Para que você possa ter sucesso no processo de vendas, é primordial que haja um estudo prévio do mercado em que seu produto ou serviço está inserido. Conheça alguns conceitos relacionados com clientes como ICP (Ideal Customer Profile) e Buyer Persona.

O primeiro é relacionado com a descrição de quem seria o seu melhor cliente. Já o segundo é a personificação do seu consumidor, com características como faixa etária, profissão, hobbies, entre outras informações. O processo de vendas precisa se encaixar no perfil definido por você.

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Para quem você vende?

Se você respondeu para todo o mundo ou algo parecido, esse curso é para você! Um dos segredos de um Processo de Prospecção bem feito é conhecer muito bem o seu mercado, o perfil do seu cliente e sua Persona. É o início de um trabalha de resultado. Nesse curso você vai ver:

- Conhecendo seu Mercado Horizontal e Vertical;
- ICP - Sua Importância e Como Criar;
- Seu Produto ou Serviço X Dor do Cliente;
- ICP - Importância e Como Construir;
- Persona - Importância e Como Construir;
- Comunicação Assertiva.



Como realizar a prospecção e a qualificação dos leads?

Definido o seu cliente ideal, comece a mapear onde ele se encontra. A prospecção não deve ser invasiva e altamente vendedora, em um primeiro momento. Isso porque seus possíveis clientes podem ficar assustados com tamanha iniciativa. É importante construir um relacionamento comercial, antes de tudo.

Ao utilizar canais de divulgação diversos, você precisa separar os leads que possuem oportunidades de vendas daqueles apenas curiosos e que não tem muito futuro. Isso também otimiza a sua capacidade de atendimento. Existem 3 tipos de leads (leads com intenção de compra, leads sem intenção de compra ainda e leads inadequados).

Como deve ser feita a abordagem de vendas?

Leads selecionados, agora é a hora da ação. Estude a necessidade de cada um deles e ofereça soluções adequadas, direcionadas para a melhoria da vida do seu cliente. Uma dica importante é ouvir mais do que falar e criar uma conexão com o indivíduo prospectado.

É importante conhecer também o conceito de nutrição de leads, que é a capacidade de fornecer materiais que mantenham a conexão que foi estabelecida inicialmente. Utilize uma ferramenta de automação de marketing para reduzir o trabalho e deixá-lo mais eficiente sem a sua intervenção contínua.

Não adianta vender e não cuidar da entrega e satisfação do cliente

Evitar o Churn Rate (taxa de cancelamento) é essencial para que sua empresa tenha sucesso. Uma prática importante para o processo de vendas é estabelecer ações para o Sucesso do Cliente. Isso fará com que todo o esforço que você teve não seja em vão, já que irá reter os seus compradores.

Se você precisa de ajuda para definir um processo de vendas, entre em contato com a Venda Mais com Técnica! De mentorias a treinamentos, temos todo um aparato para dar total suporte para quem quer vender mais e melhor! Marque uma conversa e conte-nos quais são as suas maiores dificuldades na área de vendas!

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